sábado, 12 de setembro de 2009

DO MAR PARA A MESA

O aumento do consumo de peixe vem colocando algumas espécies, como o atum e tamboril, em extinção. Estes peixes, difíceis de serem encontrados, são muito usados no preparo de sushis e empanados para lanches. É o caso do hoki, espécie encontrada nas profundezas das águas próximas à Nova Zelândia e uma das mais consumidas em todo o mundo.

O McDonald's, por exemplo, utiliza cerca de 7 milhões de quilos do peixe todo ano para preparar um de seus sanduíches. Excelente fonte de renda para a Nova Zelândia, a exportação do hoki vem causando polêmica entre os ambientalistas, que argumentam que uma espécie mal explorada pode ser extinta.

No ano passado, a Nova Zelândia havia diminuído a quantidade permitida de captura do hoki de 275 toneladas para 100 toneladas. Mas, para os especialistas, a pesca do hoki já deixou de ser sustentável.

Diferente dos peixes comuns, o hoki é um peixe que pode chegar a ter um 1,2 metros de comprimento, com grandes olhos e uma cauda fina, e vive a cerca de 800 metros abaixo do nível do mar.

Fonte: National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário