terça-feira, 8 de setembro de 2009

BUDISMO ECOLÓGICO


Às vésperas da 15ª COP – Conferência das Partes, da ONU, que vai acontecerm em dezembro, em Copenhague, quando os países vão definir a agenda climática global, cada vez mais gente se une à causa de salvar a espécie humana do aquecimento global.Os budistas não são exceção.
A Declaração Budista sobre Mudanças Climáticas, intitulada The Time to Act is Now* (A hora de agir é agora) está disponível no site Ecological Buddhism** e convida não apenas os adeptos da filosofia, mas as pessoas de uma maneira geral, a assinarem o documento online. Atualmente há mais de 5 mil assinaturas, sendo a primeira de ninguém menos que o próprio Dalai Lama.
O ponto principal da carta diz respeito aos esforços que teremos que fazer individual e coletivamente para reduzir a concentração de carbono na atmosfera a, no máximo, 350 ppm. Segundo o documento, atualmente estamos com 387ppm e crescem 2 ppm por ano.
Eles chamam a atenção para as conseqüências do aquecimento global que já estão acontecendo, como o derretimento das geleiras, o aumento do nível do mar e a perda de biodiversidade. E sugerem, entre outras coisas:
- aumentar a eficiência energética nas construções;
- reduzir o uso de combustíveis fósseis e evitar o carvão;
- diminuir o consumo de carne;
- aproveitar a energia limpa dos ventos, do sol, das marés etc e
- reverter a destruição das florestas.
Fonte: Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário