terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

OCEANOS EM PERIGO

Um relatório confidencial do governo Alemão obtido pela publicação Spiegel Online aponta que os esforços das Nações Unidas e da União Européia (UE) para limpar os oceanos têm falhado completamente. Segundo o documento, milhares de toneladas de lixo continuam sendo jogadas no mar a cada ano, colocando em risco vidas humanas e selvagens.


O relatório mostra que as medidas acordadas pela comunidade internacional há quatro décadas falharam em todos os sentidos e se mostraram “infrutíferas”. Pactos como a Convenção Marpol, assinado pelas Nações Unidas em 1973 a fim de proteger os oceanos dos despejos, e as diretrizes tomadas pela União Européia que supostamente proibiriam qualquer despejo de resíduos marítimo no oceano enquanto as embarcações estiverem nos portos, não estão saindo do papel.

Até leis rigorosas, como as impostas nos mares Norte e Báltico e que tornaram ilegal o despejo de resíduos nesses locais, não estão sendo cumpridas, segundo o documento. Como consequência, o montante de lixo ali encontrado permanece “sem melhoria” e a estimativa é de que 20 mil toneladas de lixo sejam enviadas ao Mar do Norte todos os anos – especialmente de navios e da indústria da pesca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário